Na hora de escolher um aplicativo de produtividade, é muito importante pesquisar se ele realmente é gratuito porque alguns anúncios de aplicativos não deixam isso claro, o que acaba causando transtornos para os usuários que instalam softwares trial imaginando que são gratuitos.
Se você ver um anúncio com o texto “avaliação gratuita”, não se iluda porque isso não significa que você poderá usar todas as funcionalidades do aplicativo de forma gratuita por tempo ilimitado (Quem interpreta errado anúncios de softwares trial e instala em seguida pode ficar com sensação de ter caído em uma mentira daquelas absurdas que às vezes se escuta no dia primeiro de abril).
O aplicativo gratuito (também chamado de aplicativo freeware) é um software que você usa sem a necessidade de comprar e também não paga pra usar (na minha opinião, o melhor exemplo de aplicativo de produtividade gratuito é o Google Agenda porque ele atende a maioria das minhas necessidades e todas as funcionalidades podem ser usadas por tempo ilimitado mesmo sem eu pagar pra usar ele).
O software gratuito você pode usar de forma gratuita sem limite de tempo, enquanto o trial você não precisa pagar somente durante o período de testes, mas após o período de testes é necessário pagar para continuar usando todos os recursos que era possível usar durante o período de avaliação gratuita.
Saber a diferença entre um aplicativo freeware e um aplicativo trial é muito importante porque às vezes as pessoas usam um aplicativo trial achando que poderão usar todos os recursos na versão gratuita pra sempre, mas depois que começam a usar o software percebem que só poderão usar todos os recursos do software por um tempo limitado (o que pode causar transtorno principalmente para aquelas pessoas que não esperavam ter que pagar pra poder usar todos os recursos do aplicativo).
Um bom exemplo de aplicativo trial famoso é o Trello* que possui uma versão de avaliação que permite usar o aplicativo por 14 dias sem a necessidade de pagamento pelo uso durante este período. Após o período de avaliação gratuita, se o usuário quiser continuar usando todos os recursos que usava no período de testes, ele terá que pagar uma assinatura. Se ele optar por continuar com a versão gratuita ficará com uma versão básica do aplicativo que talvez não seja útil pra ele).
*Houve um momento que eu pensei em deixar o Trello instalado no meu celular e testar ele quando eu estivesse com tempo sobrando, mas desisti de testar quando percebi que o Trello é um aplicativo trial que pode ser testado de forma gratuita durante 14 dias, ou seja, não tem uma versão gratuita que permita usar todos os recursos por tempo ilimitado.
Cheguei a conclusão que o Trello é útil para quem precisa trabalhar em equipes grandes e não acha que pagar seja um problema, ou seja, aqueles profissionais que estão dispostos a pagar para usá-lo porque pra eles o investimento compensa, se esse não é o seu caso mas mesmo assim você acha que precisa usá-lo, pode ser que ele seja útil pra você, mas eu sugiro que antes de instalar, você pesquise sobre as funcionalidades e valores do Trello pra ver se realmente vale a pena pagar para ter acesso a todas as funcionalidades.